Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz

 A partir de que idade se pode trabalhar?


Saiba que tem uma vaga esperando por você no mercado de trabalho, quando você completa quatorze anos de idade o governo garante, junto as empresas, que você possa trabalhar em uma delas como jovem aprendiz.


O programa Jovem Aprendiz instituído pelo decreto-lei Nº 8622 de Janeiro de 1946 e atualizada pela lei Nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, a lei de aprendizagem comercial. Seu objetivo é levar a inclusão social e profissional a jovens entre 14 e 24 anos, oferecendo formação técnico-profissional, de acordo com a legislação.
O Jovem Aprendiz é amparado com suas próprias regras junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 2000 quando surgiu a lei do Aprendiz (10.097).
Quem é Jovem Aprendiz tem Direito a:

Salário Mínimo/hora; Férias; 13º; Não trabalha nos Fins de Semana; Proibido Hora extra; Não Pode Desvio de Função; SEM Direito a Seguro desemprego; Rescisão contratual – FGTS (recolhimento de 2%); Vale-transporte; Certificado.

O contrato com a empresa consiste em horas teóricas(período de dias ou meses em sala de aula) e praticas(quando tudo aprendido em sala de aula vai valer apena. Período na Empresa). Podendo o curso ter um conjunto de contratos de até 2 anos por empresa. (caso comece com 14 você tem 10 anos de Aprendiz para aproveitar).
Cada empresa tem um acordo com o jovem porém ela deve atender as determinações impostas pelo Secretaria de inspeção do trabalho (SIT), Todos recebem essa visita de um acompanhante perante a empresa. É com ele que o aprendiz vai reportar abusos e outras coisas que não conseguir resolver diretamente com a empresa.
Não pense que é só de direitos que os Jovens Aprendizes são detentores também tem os deveres para com a empresa. Fazer tudo que puder para melhorar o ambiente de trabalho e auxiliar todos ao seu redor dentro das horas previstas em contrato. E os deveres que devemos levar para toda a nossa vida como: Sujou, limpou; tratar bem os colegas de trabalho; ser pró-ativo; prestar bastante atenção e não exitar em perguntar quantas vezes forem necessárias para entender o que está fazendo(melhor entender e fazer correto uma vez, que não entender e refazer milhares de vezes).

Caro leitor saiba que é lei todas as grandes empresas ocuparem entre 5 a 15% do quadro trabalhista com Jovem Aprendiz. Além de dar incentivo ao nosso jovem que está cada vez perdido em nosso Brasil. Não são bem focados e a educação básica ainda deixa muito a desejar. Pode não ser a solução mais esta fazendo a diferença na vida de muita gente, eu mesmo fui Jovem Aprendiz em Auxiliar Administrativo, o que mudou a minha visão. Adorei Administração e resolvi trabalhar com isso, foi o ponta pé de minha carreira.


A experiência de trabalhar em um Hotel foi maravilhoso para mim aprendi muita coisa pelos departamentos que passei. Fiz amigos e decidi o que eu queria na vida tudo depois da experiência que tive como Jovem Aprendiz.

Espero que tenha gostado dessa postagem, comenta aí para ajudar a melhorar as publicações; qualquer duvida ou sugestão entre em contatos, estou esperando a sua mensagem.

Veja meu último post. O que são ações?

Leia também. Como ganhar dinheiro no Hotmart.
Bolsa de valores para iniciantes.
Mini curso sobre Internet.

Disqus for Triunfo na Sua Vida